15 junho 2010

O valor do fotógrafo

Já contei aqui que minha paixão de fotografia é antiga, né? Vem dos tempos de infância. Tive toda ela registrada em álbuns e devo a isso minha "memória" desta época. Com o tempo o desejo por câmeras melhores e com mais recursos foi aumentando até eu resolver fazer um curso, puro hobby! Mas o hobby virou profissão. Hoje sou 1/3 farmacêutica e 2/3 fotógrafa... isso se essa proporção não for maior, tamanho tempo e paixão que dedico a isso!

Quando casei, em 2006, eu nem sonhava em ser fotógrafa, né? Isso aconteceu em 2009, mas o fotógrafo foi o item que escolhi com o maior cuidado e maior dedicação. Eu não medi dinheiro pra escolher um bom profissional, que registrasse aquele dia e que fosse os meus olhos naquele dia tão especial! O escolhido? Fábio Teixeira, que arrasou e me deixou uma linda recordação!

Porque eu tô falando isso? Porque acho que algumas vezes o valor do fotógrafo não fica no patamar que deveria! e não tô falando isso como fotógrafa, não, tô falando como apaixonada por fotos!

No meu casamento cheguei, por 1 segundo, a cogitar não contratar vídeo, só fotos e ainda bem que tive alguém pra me dizer: "você demorou tanto pra escolher as músicas do cortejo, pra escolher as daminhas, pajens, todos se preparam pra esse momento, você sonhou com ele e não vai ver nem ouvir?"

Nossa, quase surtei quando parei pra pensar nisso!!! Realmente a escolha das músicas foi algo difícil pra mim, gostava de várias. Imagina eu não poder ver e ouvir o trompete anunciando minha entrada junto com os sinos da igreja?? Gente, isso não tem preço! Me emociono quantas vezes eu vir e ouvir isso! E foi assim que no segundo seguinte eu deletei que não queria vídeo! E não me arrependo de nenhum centavo pago! A edição é linda e a recordação perfeita!

Tudo isso pra chegar no fotógrafo!

Vejo tanto por aí gente que investe uma grana na festa, contrata o melhor buffet, uma decor linda, bolo lindo, lembrancinhas fofas, quebra a cabeça pra pensar num centro de mesa criativo e que seja admirado pelos convidados, mas... não contratam o fotógrafo ou economizam nesse item!!!

E aí, o que fica de todo esse investimento e tempo dedicado?? Nada? O que fica pra sempre é a fotografia!!!!

Se for um casamento, a noiva escolheu tudo e mal terá tempo de ver tudo que levou meses organizando, não verá tudo, não vai reparar nos detalhes.

Se for uma festa infantil, a mãe vai ficar dando atenção aos convidados, vai correr atrás do filhote e tudo que preparou com esmero vai ficar sem a devida atenção.

As lembrancinhas foram embora com os convidados, o bolo foi comido, as bolas estouradas e no final da festa, quando o anfitrião vai respirar e olhar pra tudo que produziu, tudo já passou!! Ele vai esperar ver tudo na foto, certo?

Vejo gente pagando $$$$ no bolo e não acha que o serviço do fotógrafo vale $$$, que seja!

Isso tudo me deixa com uma pontinha de tristeza! Eu dou taaanto valor pra fotografia. Tudo e qualquer evento pra mim tem que ser registrado. Claro que nem sempre registrei meus eventos com fotógrafos, mas sempre achei que um evento importante, que não vai acontecer novamente e no qual foi investido uma grana nos detalhes merece um olhar profissional.

Quem olha a fotografia com outros olhos, é apaixonado, já fez curso, entende alguma coisa, se interessa, sabe bem ver a diferença de um flash usado por um fotógrafo e um flash embutido de câmera compactas, né? E isso é uma das coisas que grita pra mim. E deve gritar pra algumas outras pessoas também.

Um BOM fotógrafo não tira as fotos e só... sai entregando pro cliente! Um BOM fotógrafo investe o triplo do tempo do evento/sessão no tratamento e edição das imagens. Ele usa a criatividade, usa técnica, "revela"o máximo das belezas das imagens que captou. É um trabalho que não acaba ao final da festa. É um investimento alto de tempo e até de dinheiro. Equipamentos e programas de qualidade, tudo pra que o resultado final sejam suspiros, sorrisos, lágrimas de emoção e um registro pra posteridade!

Esse post não teve o intuito de merchan... não é um apelo do tipo "contratem um fotógrafo!"...

Eu queria colocar todos pra refletirem, pra pensarem 2 vezes antes de limarem um fotógrafo do orçamento, pra valorizarem tudo que investem nesse profissional.

Sábado que passou foi batizado dos meus 2 afilhados (juntos!!), Arthur e Maria Eduarda. Tudo seria bem rápido, não teríamos festa, só a cerimônia e cada um pras suas casas! Mas eu não abri mão de um fotógrafo!! Chamei a Fernanda Oberlaender, que fez curso comigo pra registrar aquele meu momento de Dinda em dose dupla! Pra mim ele tinha muito valor, até mesmo porque eu geralmente não saio nas fotos, tô sempre atrás das lentes e aquele era MEU dia de aparecer na frente delas!! Mas isso eu conto em outro post... ;))

Fotógrafos eternizam momentos!! E pra fechar o post que ficou maior do que eu imaginei (nesse dia de jogo do Brasil e de coluna completamente travada devido a tantas horas sentas na frente do pc) reproduzo um texto que escrevi dia desses pra uma pessoa que está começando na fotografia e me perguntou algumas coisas... e olha que o final da resposta tá bem condizente com o dia de hoje... rs.

"Fotografia é uma paixão, é apaixonante!!

Ser fotógrafo não é fácil! Exige dedicação extrema, horas e horas de estudo (praquele que quer ser bom e não se contenta em clicar!), horas no pc, disposição pra abrir mão dos fds, horas de sono... muita dedicação! O que vejo por aí é glamour! Todo mundo acha lindo e não imagina o que tem por trás... RESPONSABILIDADE!! Comprometimento com as expectativas do outro. Registrar momentos que ficarão pra sempre!

Eu comecei sem querer, foi tudo caindo de paraquedas e a paixão já existia. O glamour eu já conhecia, mas não tinha ideia da realidade! Hoje aviso a todos que pensam em começar, já vi alguns reclamando, esses eram desavisados, como eu! rs. Só que eu me encontrei! Não faço disso uma mera profissão e ganha pão! Coloco meu coração alí e esse é o segredo pra essa e qualquer profissão? Se eu começaria se soubesse de tudo que sei hoje? Da realidade nua e crua de ser fotógrafa? Talvez sim se deixasse a paixão falar e talvez não se meu lado preguiçoso e comodista (que as vezes grita) falasse mais alto!

Não sei se tem outra profissão, mas encare a fotografia como paixão! Se encarar como ganha pão o brilho não será o mesmo! E ficar rico com fotografia? hahaha... só se for de casamentos! De resto ficamos ricos de sentimentos!! E com um qq no bolso que vamos acabar investindo em equipamentos... paixão é assim!

Boa sorte na jornada! Ela pode ser linda se bem trilhada! Mas prepare a coluna... a minha pifou essa semana! rs.

E não tenha medo de perder bons clicks! Eles vem divinamente quando estamos em sintonia com o sentimento do momento! ;)" [Beta Bernardo]


O feedback que recebo dos meus clientes, a euforia de ver as fotos, de suspirar com elas, de querer mostrar pro mundo... isso tudo faz parte do pagamento que recebo, mas que felizmente não é possível mensurar em cifras!!! É o que me faz seguir, é o que me faz sentar na frente do computador mesmo com a coluna escorada por um travesseiro, é dormir de madrugada, é pegar aquele evento mesmo num dia em que tinha separado pro descanso... Isso minha profissão de farmacêutica nunca me deu! Sou Farmacêutica, sou FOTÓGRAFA, SOU FELIZ!!!

Lembrando... isso é só uma opinião PESSOAL, sincera e despretensiosa!!

Bjks, Beta


31 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Show de bola!!
Realmente não é todo mundo que dá valor à fotos, imagens, que é o que realmetne fica depis que a festa acabou. Se hoje eu pudesse voltar atrás, teria um outro tipo de foto do meu casamento. Mas o orçamento tava apertado pacas, então nem dá pra me martirizar...rs...

To louca pra ver as fotos do batismo do Arthur e Maria Eduarda!

Beijos!
Flávia.

Avassaladora disse...

Beta,
Sabe que eu fiz exatamente essa besteira, não contratei um bom fotógrafo e me arrependo tremendamente. Queria casar denovo só pra ter boas fotos!!!!
Depois que conheci você e outros fotógrafos maravilhosos por esse Brasil a fora, comecei a repensar muito essa história de fotos na vida da gente!!!

Glau disse...

Beta, sua descrição me lembrou o trabalho artesanal, as pessoas adoram, acham bonito, mas desconhecem o real trabalho que dá! não é meramente o resultado final.. tem todo um trabalho envolvido (o antes, durante e no caso da foto: o depois).

Tudo isto demanda mto tempo, investimento, criação... mas estamos no caminho do reconhecimento! :)

Bjao pra vc, Glau

Ana Paula Batista disse...

Beta querida,
ótimo texto! É incrível como tem gente que não dá mesmo o menor valor pra fotografia. Há quem ache que com a era da fotografia digital qualquer pessoa faz fotos profissionais e pode fazer a cobertura de um evento de tanta importância.
Gente, casamento é um dos dias mais importantes da vida daquelas duas pessoas que estão se unindo e unindo suas famílias! A escolha de um bom profissional é fundamental para que todos os detalhes sejam lembrados. Costumo dizer que fotografia faz nossa memória. Quantos momentos não seriam esquecidos se não fossem as fotos?
Parabéns pelo texto!
Beijão

Marina Lomar disse...

Caraca, Betinha..."gastou"nesse texto, hein? Isso aí, falou tudo. Eu fico tb impressionada com certas atitudes. Mas às vezes a culpa também é do fotógrafo que não se valoriza e quer fechar um trabalho a todo custo, sem cobrar seus verdadeiros custos. Acaba banalizando a fotografia e "educando" mal o cliente. Fotografia é documento. Bjs!

Anônimo disse...

Eu nem tenho o que acrescentar, xuxu... Disse tudo!
Beijoooooooooooooooooooooo!

Camila Faria disse...

Texto muito bom! Tb acho fotografia item essencial e fiz questão de contratar no parto de minha pequena. Foto traz de volta tudo o que a gente passou, e se duvidar dá até pra sentir a emoção toda de novo!
E a propósito, como tá sua agenda pra agosto? rs

Coisas da Paula disse...

Beta, post maravilhoso!!!! Eu sou um pouco frustada com as fotos do meu casamento, pq deixei meu marido escolher o fotografo q fez as fotos do casamento do irmão dele, e não ficou exatamente como eu queria, como ele deixou eu escolher tudo sozinha, quis ser boazinha com ele e hj me arrependo muito... Mas... não abri mão da minha fotografa xuxu do coração, (Andrea Paes, q para minha surpresa fez esse post logo acima... rsrs) fazer as fotos do meu making of e do book de casal q ficaram maravilhosas!!!

Realmente fotografia é algo maravilhoso e essencial, pois as memórias se vão e akelas imagens lindas são eternas!!!

Bjo grande e seu trabalho está cada dia mais lindo!!!

Parabéns!!!

Amanda Cavalcanti disse...

Preciso nem dizer o quanto gostei dessa leitura e o quanto você foi feliz ao expor sem fazer merchan,sem ser grosseira,mas de uma forma simples e clara o que todos nós ,fotógrafos pensamos.
Compartilho da mesma opinião que você.
Parabens pelo texto,mandou mto bem!

beijo Grande

Daniele Carvalho disse...

COncordo em gênero, número e grau. As fotos ficam pra sempre e conseguem eternizar momentos, olhamos pra ela e lembramos de tudo que se passou nos mínimos detalhes. Adorei o post.

Unknown disse...

Beta,
muito sensível seu texto!
concordo em tudo...
não tenho mais nada pra dizer!
somente que minha paixão por fotografia é grande, como a sua!
bjos
Cacá

Anônimo disse...

Verdade, verdade e verdade. Quem sabe um dia consigo dedicar mais tempo pra essa paixão e não crio coragem pra seguir seu caminho? Rsss. É um bom exemplo. Beijos!!!

Ana Karina disse...

Beta!!!
Matou a pau!
Adorei tudinho o que tu escreveu, concordo plenamente.
Que Deus continue te iluminando sempre, pra cada vez mais a gente ver teus cliques lindos!

Beijos e sucesso sempre!

Carol disse...

Oi lindidinha (desculpa a intimidade, mas pela foto do teu twitter acho vc tão linda :D),
adorei seu texto, o que vc disse tem 100% de razao. Agora que estou começando tb fico vendo muita gente recusando orçamento, a fim de pagar 100 reais pra um cara que tem uma camera boa, mas que nunca estudou, nunca fez curso e que não tem um olhar bacana. Isso me deixa triste.
Eu e meu marido gastamos muito pouco no nosso casamento, e te digo que nos fotografos nao economizamos, fizemos making of da noiva e do noivo, contratamos 2 fotografos (Camilla e Leandro), ele fez parte de mais de 10% do orçamento do casório. Hoje estamos felizes da vida pq sempre revemos as fotos e lembramos dos momentos que passam rapidíssimo!
Hoje eu tb digo que sou 100% feliz trabalhando como fotógrafa, os emails de agradecimento e reconhecimento nao tem preço. É realmente maravilhoso!

Beijinhos e sucesso!

NiNe disse...

Nossa Beta
Adorei o texto!!!

Vc disse tudo!!!

Eu até hoje olho minhas fotos do casamento com akela carinha de nao gostei tanto assim... Mas como te falei akele dia lá em viçosa nao tem muitas opções...

Agora com o niver da soso qse cai na besteira de não chamar alguem para fotografar... qse! ufa!!! q bobeira!!! hehehe!

Queria mesmo é que vc pudesse ir lá em minas tirar as fotinhas dela... Pq a pessoa q vai tirar nem sei como é... Nao é o mesmo do meu casamento pelo menos! hehehe! Mas lá eles nao tem isso de trabalhar nas fotos como vc faz... Fica tão tão liiiindo! O maximo que fazem são akelas mascaras horroroooosas que eu dispenso! rsrs!

Pagaria o que fosse pra ter uma Beta Bernado fazendo as fotos do niver da Sosozita!!!!!!!!!


Pq as que vc tirou ficaram maraaaavilhosas! Nossa! Até agora to aki suspirando e mostrei pra todos no meu trabalho que amaraaam tbem!


Parabens!!!

Qdo fazemos algo com amor sempre sai lindo! Estou me vendo apaixonada pelo mundo do scrapdigital... nossa... hoje estou quebrada pq fiquei a noite qse toda fazendo as coisinhas da festa... mas estou tão tãaaaao feliz! Nem vi a hora passar!

Quem sabe não invisto nisso mais pra frente como vc fez... Sonhar é bom demais!


Bjokas gordas


E vamos torceeeerrr


BRASIIILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Farias + Costa disse...

Oie Beta, o jogo tá nos 42 minutos do primeiro tempo e acabei de ler seu texto, Vc disse tudoooo,tbm acho um absurdo as pessoas investirem tanto dinheiro com tanta coisa, ontem fechamos um contrato que o casal era rico, os melhores serviços, a noiva teve a coragem de me dizer que tava gastando muito dinheiro e me perguntou o que eu podia fazer pra baixar o preço, eu fiquei com vergonha por ela,já fiz vários workshops,fiz cursos, sabemos como dar respostas aos clientes,tive que ter todo um discurso e fazer ela analisar o que ficaria das fotos, por sorte consegui convence-la e fechar com a gente no mesmo preço, mas as pessoas não deviam nem pensar em debater.
Suas fotos estão lindissimas, continue firme e forte no seu sonho, há 3 anos atrás larguei um emprego muito bom de 5 anos,por causa da fotografia,e foi a melhor coisa da minha vida.
Muito sucesso pra vc! Bjss. Raquel Farias

Vanessa disse...

Beta,
É isso mesmo... A vida passa, investe-se grana e tempo com tanta coisa supérflua... E o q vamos deixar pra nós?
Tou quase lançando uma campanha tipo "Preserve a memória da sua vida e preserve o verde para ter vida!"
Tou contigo!
Mil bjs e obrigada pela força lá no blog, tá!
Já tou no seu tbm!!!!!!!!

Beto Ribeiro disse...

Olá Xará!!!!

Concordo com tudo que disse, mais isso não privilégio dos fotógrafos não. rs
Acontece comigo há mais de vinte anos!!! Tem momentos que penso que vou surtar com as pérolas que escuto de supostos clientes, do tipo: "Publicidade não funciona." ou "Não quero crescer não, senão posso ser sequestrado."
Então... em todas as áreas acontece isso, atuamos por muito tempo em nossas áreas por puro amor pelo que construímos como profissão, e muitas vezes passamos horas e horas na frente da telinha,- digo por mim - por nós mesmos e pelo que achamos verdadeiro, naquilo que podemos ofercer como melhor de cada um.
Isso é a minha verdade, a sua verdade e a verdade dos profissionais que amam o que fazem. Somos todos profissionais amadores. Que bom!
Melhoras para a coluna e muito trabalho!!!! rsrs

Lindo post.

Fique com Deus.

Beijo grande!

Beto.

carol Bustorff disse...

Parabens Beta pela coragem, mudancas sempre trazem medo, mas vc Venceu!!
Hj eu acordo e penso agora sim, sei o que e ser Feliz!! So a fotografia me trouxe isso!!

Anderson Marcello disse...

Muito bom Beta...

Adorei esse texto, traduziu perfeitamente quem ama essa profissão independente dos problemas que possamos ter nela...

Adorei o post... show.... :)

Anderson Marcello disse...

Muito bom Beta...

Adorei esse texto, traduziu perfeitamente quem ama essa profissão independente dos problemas que possamos ter nela...

Adorei o post... show.... :)

B. disse...

você é uma fofa, sensível, delicada, dedicada... merece todas as alegrias que a fotografia tem te proporcionado e muito mais...
beijos
Bianca

Lydia disse...

Não sou fotógrafa, ams olho as fotografias com o olhar do coração e valorizo demais isso.
Portanto, será sempre o meu maior investimento em qualquer evento que venha a organizar.
E esper, do fundo do meu coração, que no meu casamento você possa estar aqui para registrar. Temos pouquíssimos fotógrafo em Sergipe, que conheço apenas um, com o seu gabarito.
O SUCESSO será o seu maior aliado, como para todos aqueles que exercem atividades por amor.
Beijão!

Claudia disse...

Olá Beta! Amei o seu post! Tudo muito bem escrito sobre a fotografia, paixão para tantos, inclusive eu! Assim como você, sou apaixonada pela fotografia.Já estou com a minha câmera a tiracolor e em agosto pretendo começar o meu curso. Quero registrar muitas emoções! Super beijo!

Barbara Mattos disse...

Ai...mais uma vez....AMEI SEU TEXTO!!!
O seu amor pela fotografia transborda em palavras que só quem já amou ou ama o que faz entende!
Eu tinha esse pensamento no meu casamento, em contratar um bom fotógrafo...foi caro sim, mas de tudo que paguei é a única coisa que ainda está aqui comigo depois desses quase 6 anos...e o vídeo??? Essa é a minha decepção e tristeza...talvez por isso eu queira aprender tanto isso...
O destino me fez encontrar a Flavia que estudou há tempos com o Marcelo e por ela cheguei em vc!! Sorte a minha!!!Agora vc sabe que virou a fotógrafa da família...

Fabiana disse...

Falou e disse Beta. Sempre achei linda sua paixão pela fotografia. Antigamente, bem antigamente, eu achava muito caro o trabalho de um fotográfo. Depois que comecei a estudar sobre o assunto, querer comprar câmeras melhores, conhecer os valores e as utilidades de filtros e lentes, flashes e equipamentos, cursos e etc, comecei a dar o devido valor. Enxergando o trabalho antes e depois que o bom fotografo faz para eternizar um especial momento. Agora, dou sim o devido valor ao fotográfo, e qualquer evento grande que eu estiver envolvida, deixo bem claro que não se deve medir esforços na escolha do profissional que irá eternizar esse momento. Adorei seu texto e o modo como vc usou esse tema. Continue com esse carinho e essa paixão! Bjsss!

Lucia Laureano disse...

Beta,

Assim como vc sempre achei o fotógrafo a parte mais importante de qualquer festa, confesso que nem sempre acertei, como no meu casamento, que contratei um cara conhecido e caro que no final não sabia usar a máquina digital e perdeu todas as minhas fotos da entrada dos padrinhos na igreja... Coisas da vida. Mas na festa de 1 aninho do Gui eu fiquei bem satisfeita com as fotos.
Agora que vc existe na minha vida, não sofro mais com este problema, tenho o bom resultado do registro dos meus eventos garantidos para toda a vida!
Beijos,

Priscila disse...

Beta,
Assino embaixo do que vc falou!!
Dou o maior valor a fotografia. Já te falei isso uma vez, pra mim existe fotos de aniversário antes e depois de vc. Eu estava muito satisfeita com as fotos dos aniversários de 1, 2 e 3 anos do Gui, mas depois de conhecer as SUAS fotos, passei a achar que faltava sensibilidade nelas.
Eu também não entendo alguém gastar uma grana numa festa e economizar nas fotos. Os vídeos, apesar da gente rever pouco, também foram ótimas lembranças pra vida toda e não me arrependo de ter feito.
Esse ano, você sabe como foi, né? Economizei em tudo e não pude gastar com fotógrafo. Com dor no coração. Sabia que as minhas e a dos convidados não iam suprir lentes como as suas, mas era o que estava disponível no momento, infelizmente.
Pelo menos as festas foram boas. Ano que vem pretendo repetir o modelo, mas espero poder investir nas fotos, mesmo sendo todo o resto bem simples. O olhar, o momento tem que ser registrado, independente se a festa custou $ ou $$$.

Bjs.

Andréia Moreno disse...

Muito bom o texto ... disse tudo !!! Pura verdade !!! Conheço pessoas que gastam fortunas com a festa e depois acham que um parente ou amigo pode registrar tudo, ai depois ainda vem me perguntar se faço um álbum com estas fotos. Fica impossível !!! Fotos em baixa resolução, sem composição, sem técnica, iluminação ... fica inviável. Ai gente, desculpas mas fou um desabafo... rsrsrs
Beta, parabéns, pelo texto e pelo seu trabalho. Beijos ...

Marta disse...

Eu dou super valor as fotos e foi uma coisa que escolhi bem no meu casamento: fotos e filmagem! Ficou lindo demais e é uma recordação para a vida toda!
Beijocas

Sam - Lembra-Art Produções disse...

Meus Deus do céu!!!!!!!!!!! Vc disse (escreveu!!!) mto do que penso! Tenho te acompanhado... sou uma pouco fã! adorei!!! Sou alucinada por foto, celular o primeiro item que procuro é câmera boa! câmera em casa tem desde analógica até as mega! tenho foto até no banheiro, nas necessarie!!
Queria uma autorização pra reproduzir esse texto ... pq tanto investimento em comes e bebes... o que fica são as lembranças, e vai que o cérebro não ajuda!!! o que fazer??? Recorrer as fotos??? Mas e se não tem???
AFFFF!!!! Infelizmente perdi fotos na minha vida! Quanto usava o triste windows vista... minha amada vó faleceu e agora, cadê nosso último dia das mães com ela? Só memória não é suficiente para aquele dia mais que especial de 2007!
Meu Deus! Amei sua inspiração quase poética em escrever um texto com qualidade teórica e emocional! Parabéns!!!
beijocas
Sam