15 dezembro 2009

Fotos de Parto – Relato de uma Fotógrafa

Bem, esse post foi colocado no ar ontem no Criative-se.  Perdoem-me quem já leu por lá, mas não tinha como não deixar essa belezura de post, que bombou por lá, de fora dos meus arquivos aqui.

Aos que não vira, preparem-se para emoções fortes. Se você já viu, não tem problema. Vê as fotos de novo, preste atenção nos detalhes… emoção nunca é demais, né?? ;))

Boa leitura! ;))

****

Alguns aqui já devem saber que a minha maior frustração nessa vida de fotógrafa foi não ter conseguido fotografar o parto do Arthur (meu afilhado). Tudo certo e autorizado pra eu entrar junto com o pai e registrar tudo, mas Arthur decidiu nascer no horário de rush de uma segunda feira e eu peguei todo aquele trânsito Z. Norte – Z. Sul, que quem é carioca sabe bem como é. Resultado? Cheguei na porta do centro cirúrgico com o pequeno nascendo. Só a câmera conseguiu entrar com a enfermeira, eu só ouvi o choro do meu pequeno.

Sempre fiquei imaginando a emoção que seria estar ali dentro vivenciando e registrando tudo, cada momento. Mas não deu! Vou ter que esperar a Flávia engravidar da Sophia pra fotografar um sobrinho nascendo. O Xande (meu irmão mais novo) tá muito novo pra esse tipo de aventura! ;)

Mas eu não precisei esperar tanto assim pra fotografar o parto de alguém querido.

Preparem-se. O post vai ficar gigante… não me responsabilizo por tendinites originadas por esforço repetitivo de rolar a barra lateral! rs.

Então, Lucia é minha amiga irmã. Flávia é minha irmã amiga! Eu e Lucia nos escolhemos e temos uma amizade que me enche de orgulho e alegria (ferrou, já tô chorando!). Nos entendemos nos olhares e até nos pensamentos. Desde que nos conhecemos participamos de tudo na vida uma da outra. Quando Duda resolveu mostrar que estava vindo ao mundo eu fui a primeira a saber. Depois do pai, é claro! ;) Estávamos no trabalho e lá veio a Lu com seu exame e suas duas listrinhas cor de rosa. Lá estava eu participando do primeiro momento da Duda. Depois veio o acompanhamento da gravidez. Acompanhei tudo, registrei tudo. Nunca tirei tanta foto de barriga. Jesus!! Registrei chá de bebê, palpitei num monte de coisa. E por aí foi.

E chega o dia da Duda nascer. O combinado era eu ir no fim da tarde, depois que Duda nascesse pra fazer uma visitinha. Claro que sai de casa com a câmera em punho. Registraria os primeiros momentos de mãe e filha juntas, desta vez fora da barriga. Mas tudo foi diferente. Lucia me liga dizendo que não fecharia as fotos do parto, só a filmagem.

Como assimmmm??? Sem fotos do parto? Logo a Duda?? Falei:

“ Pega autorização com seu médico, se ele deixar eu vou praí fotografar!”

Tempos depois liga ela:

“Autorizadíssimo”

E lá fui eu, com minha joaninha voadora, de sirene (lê-se mão na buzina!) ligada tentando chegar a tempo pro parto. Engarrafamentos pelo Rio, muita buzina e “sai da frente”, cheguei a tempo. O médico chegou uma hora depois!!!

IMG_8921-1 IMG_8924-2  IMG_8929-3IMG_8930-4IMG_8925-1IMG_8938-5 IMG_8950-6

IMG_9209-10 IMG_9210-11 IMG_9211-12

Eu tava elétrica, né?? Preciso falar? Toda a tensão de chegar a tempo e a tensão de entrar numa sala de parto. Eu tremia!!

O quarto estava em festa. Toda a família reunida esperando sua nova integrante! Dava gosto de ver! Fico lisonjeada de ter feito parte dessa festa toda, amo essa família toda!

IMG_8958-9IMG_8955-8IMG_8953-7

Tiramos fotinhos no quarto e… o médico chama. Frio na barriga. A Lucia?? Calma que só ela! Nervosa tava eu. Não sei como ela consegue. E ainda ria pras fotos… rs.

 IMG_8961-11IMG_8962-12 IMG_8964-14IMG_8963-13 IMG_8966-15 

Lá fomos eu e Fábio acompanhando a parturiente na maca. Até o pai tava meio calmo. A tia fotografeira é que não. Suquinho de laranja, pão de queijo, shiatsu. Fábio tava numa sala de estar. Eu observava tudo. O médico chamou! “Ai, Jesus, me abana"!” , eu disse! Entramos na sala e tudo foi acontecendo. Acompanhei tudo com olhos de fotógrafa e emoção de tia emprestada. Achei tudo lindo, mesmo quando via o bisturi cortando a pele e ultrapassando cada camada até chegar ao útero. Fábio acompanhou tudo, não ficou atrás da cortina. Acompanhou todos os detalhes, estava atento e emocionado.

IMG_8982-17 IMG_8969-16 IMG_9023-27IMG_9026-28

O clima num centro cirúrgico é bem diferente do que eu imaginava. Pensava num lugar frio onde ninguém falava a não ser o médico pedindo seus instrumentos. Vi enfermeiras e médico simpáticos, fazendo de tudo pra deixar a mãe calma e o mais confortável possível dentro daquela situação.

IMG_9037-31  IMG_9036-30 IMG_9032-29

O que mais me chamou atenção foi a forma como um bebê vem ao mundo numa cirurgia de cesárea. Ele tá lá, todo quietinho e quentinho e de repente um homem vem e puxa-lhe a cabeça. “Vem, neném, neném, vem!” Seria a trilha daquele momento. rs.

IMG_9046-36IMG_9051-41 IMG_9052-42  

E Duda veio ao mundo. Caracaaaa!! Que emoção. Eu tava tão tensa que não tive muita reação. Queria não perder nada. Queria que as lentes pudessem captar tudo que meus olhos e coração viram e sentiram ali. Isso me deixa tensa! Revendo as fotos no pc, me emocionei. Adrenalina baixou e a emoção falou mais alto. Escrever esse texto também me emociona. Acho a gravidez, o nascimento e tudo que o cerca um universo mágico! Algo que vai além do meu entendimento, algo de outra vida, sei lá. Não é à toa que meu forte são grávidas e seus bebês.

IMG_9053-43

Fábio acompanhou tudo, cortou o cordão… não basta ser pai, tem que participar. Ele não foi coadjuvante, não! ;)

 IMG_9059-45 IMG_9064-46 IMG_9067-47 IMG_9069-48

Pra resumir a ópera, que esse post tá danado de grande, a emoção é enorme. Faço ideia quando for a minha vez de estar ali deitadinha. E faço ideia também de como eu me sentiria no parto de Flávia e Arthur. Registro tão esperado e de alguém tão importante na minha vida. Nem sei se conseguiria fotografar algo.

A emoção do encontro de mãe e filha… lindo!

IMG_9074-49

Detalhe pra lágrima de emoção da Lu. Nessa hora marejei os olhos! ;)

IMG_9078-50IMG_9079-51IMG_9080-52IMG_9086-55IMG_9089-56 IMG_9091-57IMG_9097-58 IMG_9103-59    

A festa da família ao vê-la chegar não tem preço. Recordo de quando Arthur apareceu pra nós… Alegria pura!

 IMG_9118-60IMG_9120-61 IMG_9126-1IMG_9132-2 IMG_9147-1

Todos os cuidados são acompanhdos pelo papai no berçário. É a forra, já que é a mãe quem carrega 9 meses. Essa hora é só deles!! Delícia de ver eles participando e sendo responsáveis por acompanhar e se informar de tudo.

IMG_9156-2 IMG_9163-4 IMG_9166-5 IMG_9186-6  IMG_9194-7 IMG_9197-9 IMG_9217-13 Linda foto de Mãe e Avó esperando a pequena chegar…

No quarto mais festa. Mamãe teria o primeiro contato fora do centro cirúrgioco e todos veriam de pertinho a pequena e esperada Duda. Festa!!!!

 IMG_9219-14IMG_9224-15IMG_9231-16IMG_9237-17IMG_9247-18IMG_9259-19 IMG_9274-20IMG_9275-21  

Estiveram lá, além da família: Flávia Bernardo, Giully e Diana. As fotos de vocês vão pra Lu colocar no blog dela, ok?? Aqui não cabia mais!!! :-\

Lu, amiga querida, foi uma emoção, um prazer, uma satisfação enorme estar ali ao seu lado e do lado do Fabio naquele momento! Amo muito vocês dois (os quatro!) e não tenho palavras pra descrever a felicidade que foi ter conseguido chegar a tempo. Tomara que esse monte de linhas aí em cima tenham deixado claro um pouco do que senti e vi naquela tarde. E que as fotos possam contar a história desse 11/12/2009, no dia em que a memória falhar. É pra isso que registramos momentos, não é??

Desejo a você e a sua família linda a mesma felicidade que desejo pra minha. Que o caminho seja sempre de flores. O plantio você já tá fazendo, a colheita é obrigatória!

Viva Duda, a nova musa da blogosfera, que vem dividir com Arthur e Gui o posto de mascote Criative-se!!!

 

15 comentários:

Fatinha disse...

aii emocionante msm!!!
fiquei com os olhos marejados o tempo todo!!!
bjus

Dri disse...

Beta, muito lindo seu relato, emocionante mesmo!
Acabei com a caixinha de lenços...me fez lembrar do nascimento dos meus guris...
A ansiedade do momento, a euforia dos familiares, a cara de bobo do papai hehehe e as lágrimas escorrendo assim que ouvi o chorinho do meu filhote! Nossa Vc conseguiu pegar tudo! Muito lindo. lindo mesmo. Mais uma vez Deus te abençoe.
Pena que moramos longe, se não já estaria ai, fazendo uma sessão ai contigo! Beijokas

Letícia Monteiro disse...

Acompanho o criativesse faz um tempo e seu blog também, suas fotos são lindas!! Parabéns, elas transmitem uma mensagem, não é simplesmente uma foto qualquer ... muito lindo de se ver ...

Ana Karina disse...

Que delícia Beta!!!
Adorei esse post.
Quanta vida, quanta alegria, quanta emoção!!! AMEI!
As fotos estão lindas e vivas pra ti que conseguiu registrar alguma coisa, pq eu estaria no meio de lágrimas de emoção e não ia ver nada hahahaha.
E parabéns aos papais!

Beijocas!

Graciela Lindner disse...

Nossa Beta!!! Que lindo! Fotos, texto, lágrimas, tudo perfeito! E olha que com tanto sangue não é fácil :) Felicidades para esta linda família! Beijo.

Graciela Lindner disse...

Nossa Beta!!! Que lindo! Fotos, texto, lágrimas, tudo perfeito! E olha que com tanto sangue não é fácil :) Felicidades para esta linda família! Beijo.

Claudia e Adriana disse...

Oi Beta,
Lindas as fotos e o texto!!! Vc conseguiu fazer com que eu me lembrasse do nascimento dos meus filhos. Bjks Claudia

Marta disse...

Beta, assim como vc não podia deixar de colocar esse post no seu blog eu não podia deixar de comentar novamente (pois comentei no Criative-se). Linda lindas e lindas as fotos.. momento muito especial da mulher. Parabéns pelas belas fotos!
Beijocas

Flaviana Fernandes disse...

Que moneto emocionante! Uma experiencia incrível e você fez um lindo trabalho. Adorei também o tratamento que as fotos recebram.
Felicidade em balde para esta família e para você também! :)

Beijos

Claudia Regina disse...

Que coisa mais linda! Como você já disse, e eu concordo, é um momento mais do que mágico: é de outro mundo! Eu admiro a natureza de tal forma a cada vez que fotografo uma barriga. =)

E as suas fotos, pra variar, estão maravilhosas!

Beijos!

Flavia Bernardo disse...

Comentei lá e agora comento aqui de novo. Não canso de ver as fotos e de dizer que este foi um dos mais belos trabalhos seus.
Td muito lindo, com a emoção a flor da pele em cada foto.

Parabéns!

Nádia Argeri Burghi disse...

Beta,
Fico cada vez mais emocionada com essas suas fotos. Mostrei para a minha irmã que ganhou bebê a pouco e ela chorou.
Seu olhar, até pela proximidade que tem com a família, é muito profundo. Fiquei tão encantada de ver tudo isso que sinto que conheço as pessoas. Falei até para a feliz mamãe, no Criative-se, que quero umas diquinhas sobre a Duda para criar uma ilustração para ela.
A Veronica e a Katia também me mandaram mensagens. A Katia vai colocar informações sobre meu trabalho no blog dela... estou muito feliz!
Mas o que quero dizer aqui é o seguinte: conhecer essas pessoas só aconteceu porque eu vi suas fotos e amei. Volto a dizer, o seu olhar é delicado e eu adoro isso.

Espero fotos escolhidas por vc para podere fazer um trabalho conjunto.

Beijos e parabéns, vc "pariu" lindas fotos... risos.

Daniele disse...

Amigaaaaaaaaaaaaa, lindo, emocionante, belo e cheio de amor, sinto isso nas palavras, nas fotos, no seu rosto.... Vc ganhou mais uma afilhada linda de viver. bjkonas

Danny Serra disse...

Ficaram perfeitas! Foto de revista!

Você sempre se supera! Está de Parabéns!!!!

Beijão

Carlos Rufato disse...

Natal é uma época de muita felicidade e de muita alegria, onde as pessoas querem visitar e ser visitadas, procuram parentes e pessoas amadas. São filhos em busca dos pais, irmãos um em busca do outro, são avós, são tios e todo mundo em busca daquele sentimento especial que sentimos nessa época.

Muitos em busca do presente do Papai Noel, de uma nova esperança, de uma novo amor e de muitas alegrias. Cheios de esperança de uma vida melhor à partir desta data e já pensando no novo ano que vai entrar.

Eu também quero um presente de Papai Noel, escrevi uma cartinha para ele e fiz um pedido de todo meu coração, que esse ano as pessoas se preocupem com a segurança, que ninguém se machuque, que ninguém morra, que nenhuma criança tenha que sofrer por erros de seus pais.

Eu pedi para o Papai Noel que esse ano o TRÂNSITO seja mais seguro, que todo mundo respeite seus limites e que se importem em respeitar regras e leis, e que todos tenham em mente que o seu ato pode trazes tristezas para todo mundo.

Eu desejo de todo coração um Feliz Natal e principalmente, uma Natal de muita segurança.